terça-feira, 23 de novembro de 2010

O que está acontecendo com a humanidade?


“Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como primordiais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade”. Talvez esse significado tenha se perdido ao longo do tempo. As pessoas não mais tem esse sentimento, pelo contrário, o que se vê hoje parece até coisa de filme, talvez um filme de terror, ou até um filme canibalista.
Qualquer motivo hoje em dia é desculpa para acabar com a vida de outra, deixar famílias desoladas, acabar com sonhos, interromper toda uma trajetória. A violência anda numa magnitude estarrecedora, as pessoas perderam aquele sentimento de amor, fraternidade, família. Elas estão fracas, entregues a qualquer atitude reprovável.
Dizem que os animais são irracionais, mas pelo menos os animais não matam por vingança, por ódio, ou por simples prazer de matar, se o fazem, é pra sobreviver, para matar a fome, o que poderíamos dizer, na Pirâmide de Maslow seria uma das primeiras necessidades, a fisiológica, sem essa necessidade saciada, sequer poderíamos partir para outras. Mas, no caso dos animais, dá para se entender, agora o que dizer de nós seres humanos? Poderíamos até elencar causas para essa violência absurda, dizer que seriam as drogas, o desemprego, mas tudo em vão, não há motivo justificável para tais atrocidades. A verdade é que se continuar do jeito que está, daqui a pouco a espécie humana estará extinta.  O natural das coisas é que tudo se acabe, para alguns, o mundo pode acabar em 2012, talvez mais cedo ou mais tarde, devido a uma reversão total dos pólos geográficos,  mas a verdade é que nós tentando acelerar esse processo estamos nos autodestruindo.
Nós perdemos os nossos valores. Mas nem tudo está perdido, talvez se tivermos um pouco de compaixão e força de vontade possamos nos reerguer e tentar resgatar o que há muito não impera por aqui.

Raíssa Mousinho

Um comentário:

  1. Essa falta de sensibilidade do homem relatada por você é mesmo preocupante. Eu não sei se acontece contigo, mas há muito eu perdi o prazer de assistir aos telejornais. Saber que o filho matou o pai ou vice-versa, que a babá maltratou uma criança sob os seus cuidados, que houve arrastão no RJ, além de aumentar a sensação de tristeza e impotência pelos problemas que acontecem no Brasil, é conhecimento totalmente dispensável, na medida que não resolvemos essas questões remoendo a dor alheia nos sofás de nossas casas. Mas como cuidar para que esta minha abstenção não se degenere em indiferença? Eu ainda não sei... mas já ouvi dizer, e concordo plenamente, que o mau apenas existe porque os bons são tímidos e omissos. Talvez, nós que não concordamos com essas condutas desumanas, devêssemos externar com mais frequência e consistência, por intermédio das nossas próprias condutas, práticas de respeito e amor entre nós, exemplificando assim o bem nas questões mais pequeninas. E você, como uma garota do bem que é, fez uma excelente escolha ventilando esse assunto tão sério e, ao mesmo tempo, tão pouco refletido. =D

    ResponderExcluir